[ALEMANHA] Tubingen - Uma jóia escondida na Suábia



Tubingen


Localizada no Estado de  Baden-Württemberg, próximo a Stuttgart, a cidade de Tubingen é mundialmente conhecida principalmente pela sua Universidade, fundada em 1477, uma das mais antigas da Alemanha. Dizem que uma em cada três pessoas que vivem na cidade são estudantes.

Uiversidade de Tubingen
Fica bem próximo também aos Alpes Suábicos com suas impressionantes paisagens naturais, como a fonte de águas azul turqueza Blautopft e ainda diversos patrimônios históricos como os Castelos de Lichtenstein e Hohezollern, que já conhecemos no post : Schloss Lichtenstein e Burg Hohenzollern - Dois castelos de contos de fada na Suábia.

Mais do que isso, Tubingen, é uma das cidades mais agradáveis de toda a Suábia, conciliando uma movimentada vida urbana, com população predominantemente jovem e um centro histórico bem preservado, que agrada todas as idades.

O que fazer ?


Além da Universidade, o que mais atrai visitantes para a cidade é o seu centro histórico, a Altstadt, porque é um dos conjuntos mais bem preservados da Alemanhas, um dos raros exemplos que escaparam praticamente ilesos dos bombardeios na Segunda Grande Guerra Mundial. 





Casario do Centro Histórico

O coração da cidade é a sua Markplatz. Citada pela primeira vez no ano de 1191, ainda hoje é o ponto de encontro dos jovens da cidade, onde se destacam o prédio da Rathaus (Prefeitura), com uma ornamentação única e a florida fonte renascentista de Netuno do século XVII.

Rathaus


Rathaus e Fonte de Netuno
Fonte de Netuno
A ladeira que passa pelo lado da Rathaus leva até o Schloss HohenTubingen, o antigo castelo da cidade, hoje um museu que pertence a Universidade. A subida é cansativa, mas a vista e o ambiente medieval recompensam o esforço. 

Subida do Castelo















Conto de fadas?



Conto de fadas?

Schloss HohenTubingen

Vista Impagavel do alto do castelo

Subindo o castelo




Do alto do castelo

Do alto do castelo

Do alto do castelo




Voltando ao centro histórico, não deixe de visitar a Stiftkirche, a Igreja Colegiata de Tubingen,convertida ao Luteranismo durante a reforma de Martin Lutero, mas como várias outras da época mantem várias imagensde santos católicos.




Stiftkirche

Imagens em Igrejas Protestanstes

Tumulos dos duques de wuttenberg

Igreja Colegiata



Uma das mais impressionantes construções da cidade é o Bebenhausen Hospital , construído entre 1477 and 1502, serviu como centro administrativo de um monastério , a visão do prédio de três alas bem preservadas é magnífica.

Maginifico Enxaimel

Bebanburg Hospital


Mas o que realmente diferencia Tubingen de outras cidades históricas alemãs é o seu clima jovial, traduzido pelas sorveterias, cervejarias, restaurantes, biergartens e intensa vida noturna. O clima descolado da cidade pode ser melhor apreciado nas margens do Rio Neckar, onde barcaças no estilo das gôndolas venezianas oferecem passeios nas deliciosas tardes ensolaradas, mesmo no Outono quando lá estivemos o pôr do sol confere um clima mágico a cidade. Os barcos são conhecidos como Stocherkähne, uma velha tradição da cidade.


Rio Neckar

Casario Histórico no Rio Neckar



Mas nem é preciso andar de barco para curtir as tardes em Tubingen, basta um passeio pela ilha  no Rio em que se construiu uma deliciosa Promenade , onde as sombras das frondosas árvores oferecem vistas maravilhosas para o casario histórico da cidade, de onde se destaca a  Holderlinturm, a casa onde viveu o poeta Friedrich Hölderlin  até a sua morte em 1843, hoje um museu em homenagem ao escritor. 

Ponte sobre o Rio Neckar

Promenade

Holderlinturm

Ilha no Rio Neckar

Ilha no Rio Neckar

Ilha no Rio Neckar


Para fechar o dia com chave de ouro, escolha uma das muitas cervejarias da cidade. Fomos para Neckamuller, uma antiga cervejaria e biergarten localizada na margem do rio. Para acompanhar a tradicional cerveja artesanal pedimos um prato típico da Suábia , o spatzle, uma massa caseira com queijo e um prato com carnes típicas da região,

Carnes Típicas da Suábia

Spatzle

Cerveja Escura Artesanal

Centro Histórico a noite

Centro Historico a noite


Impressões Finais

A Suábia é uma das regiões com maior potencial turístico da Alemanha, ainda que pouco conhecida pelos turistas brasileiros. Tubingen é a cidade que melhor representa a região em todos os seus aspectos culturais e históricos, oferecendo boa infra estrutura turística, com diversas opções de hospedagem e gastronomia. Atrações não faltam, desde sua intocada Altstadt, com seu próprio castelo, até deliciosos passeios de barco as margens do rio Neckar. O Blog A Vida do Viajante recomenda a qualquer viajante, sem restrições.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...