[ALEMANHA] Como é dirigir nas autobahns alemãs - primavera e inverno


Vantagens e Desvantagens de alugar um carro

WiesKirche, rota romântica de carro
Como já falei anteriormente aqui , o sistema ferroviário europeu é exemplar, ainda mais na Alemanha.

Na maioria das vezes, o trem ainda é o melhor meio de transporte para se locomover entre as cidades. A vantagem em relação aos ônibus e carros é que são relativamente confortáveis, rápidos, baratos , não tem burocracia de checkin e normalmente levam do centro de uma cidade a outra. 

Mas há casos em que o aluguel de carros pode compensar e muito. A possibilidade de fazer o seu roteiro personalizado, conhecendo lugares fora do mapa ferroviário e a liberdade de ter seus próprios horários são grandes pontos favoráveis às viagens de carro. A rota romântica, a rota dos castelos, os lagos alpinos, a floresta negra... a Alemanha oferece inúmeras possibilidades de agradáveis passeios de carro. Além disso, há de se considerar também o prazer de dirigir um bom carro, daqueles modelos inacessíveis para nós do Brasil. E a Alemanha é um dos melhores lugares do mundo para se dirigir, graças às autopistas de alta velocidade, chamadas autobahns, incríveis obras de engenharia germânicas. 

O prazer de se dirigir em estradas bem conservadas

O que você precisa saber?

Mas como nem tudo são flores, antes de falar mais sobre a experiência de dirigir em uma autobahn, vamos falar sobre as desvantagens de se alugar um veículo. Carros pode ser um grande empecilho se você ficar hospedado no centro histórico das cidades, pois os prédios antigos normalmente não possuem garagem e a circulação e estacionamento de veículos pelas ruas medievais é muito restrita e dispendiosa.

Cartão de Estacionamento
Dificilmente você irá escapar do exercício de paciência que é estacionar naquelas pequenas ruas medievais. É preciso , antes de tudo, verificar  se a vaga não é reservada a idosos, residentes ou exclusiva para mulheres. Depois procure pela inscrição "Parkscheibe", que significa que o estacionamento é gratuito por um certo período de tempo, basta utilizar o cartão de estacionamento (imagem ao lado) para marcar a hora que você está estacionando.  

Já se estiver escrito "Parkscheine" ou tiver um parquimetro do lado,  significa que o estacionamento é pago. Deposite as moedas necessárias até que o horário desejado seja atingido e deixe o ticket visivel em cima do painel frontal do veículo. Observe sempre se há restrição de duração máxima de estacionamento em ambos os casos.

 Outra opção são os estacionamentos privados em hotéis ou edifícios garagem, mas prepare-se para desembolsar um bom dinheiro pela vaga. Em Munique, por exemplo, paga-se cerca de 18 euros (cerca de 50 reais)  por noite na altstadt. Se for alugar um carro em cidades grandes, dê preferência a hoteis mais afastados do centro, que possuam estacionamento e utilize sempre que possível o transporte público para se locomover dentro da cidade. Nas cidades menores, os hotéis não costumam cobrar estacionamento.

Paisagens deslumbrantes lhe aguardam nas rotas turísticas alemãs


Como é dirigir em estradas na Alemanha

A incrível engenharia alemã foi capaz de construir determinados trechos nas autoestradas considerados seguros o bastante para que o governo não controle a velocidade dos veículos. Porém, se a possibilidade de dirigir sem limite de velocidade é um sonho de liberdade para muitos motoristas, para outros pode representar um  grande perigo, o que costuma causar apreensão para quem vai dirigir pela primeira vez na Alemanha. 


170 km e subindo...
De fato, a primeira experiência de dirigir numa autobahn causa muito estranheza a um brasileiro. Mas logo você irá perceber que não há lugar melhor no mundo para se dirigir. As mesmas regras de trânsito que garantem a segurança das autobahns existem no Brasil, a diferença é que, na maioria das vezes, os motoristas daqui costumam ignorá-las. O alemão, pelo contrário, observa com muita rigidez regras de auto estrada como, por exemplo, para mudanças de
faixa.



É verdade que algumas placas de sinalização são diferentes, mas são um grande problema, pois são bem intuitivas. De modo geral, é só seguir as recomendações que você já aprendeu para tirar sua carteira no Brasil que, com certeza, vai dar tudo certo na sua viagem.

Aproveite as condições impecáveis das estradas : absoluta ausência de buracos, sinalização de qualidade e educação no trânsito. Sem falar na qualidade dos carros. As montadoras BMW, Mercedes e Porsche são todas baseadas na Alemanha. 



Dicas para economizar na hora de alugar um carro



A primeira providência que você deve tomar é emitir a permissão internacional para dirigir (PID). É um documento oficial que contém a tradução da sua carteira para diversas linguas e é exigida para se dirigir na Alemanha. O custo e tempo para se emitir a PID varia de Estado para Estado, para maiores informações consulte o Detran da sua cidade. O próximo passo é escolher a locadora de veículos. Existem diversas filias nas principais cidades do país e até em algumas  pequenas, tipo Fussen.  Entre as principais locadoras estão a Hertz, a Avis e a Sixt. 

Para economizar na hora do aluguel, procure alugar o carro por períodos equivalentes a uma ou mais semanas, pois a maioria das locadoras tem tarifas promocionais semanais, ou seja, a tarifa é a mesma se você alugar 5 ou 7 dias. Outra boa forma de economizar é consultar o site das locadoras com antecedência para conferir as promoções disponíveis para a localidade que você irá viajar. Dependendo da época do ano, são concedidos descontos de até 30% para pagamento antecipado no Brasil. Vale lembrar que nas companhias que tem representante no Brasil, como a  Hertz, a cobrança é feita em reais no seu cartão de crédito, sem pagamento de IOF. 

Se você participa de programas de relacionamento como o tam fidelidade, o smiles, accor, etc ,  sempre consulte a seção de parcerias na página da locadora ou do programa de fidelidade. Os descontos variam muito de acordo com a parceria e a época do ano, mas quase sempre é possível encontrar uma promoção especial, basta procurar direitinho.

Em relação ao seguro, fique atento aos diferentes tipos de cobertura e franquias, pois a nomenclatura costuma  variar de acordo com a locadora. Eu normalmente opto pelo seguro total sem pagamento de franquia em casos de sinistros, chamado de SCDW na Hertz e LDW sem franquia na Sixt. Fique atento que alguns cartões de crédito costumam oferecer o seguro de graça se você utilizá-lo para fazer o pagamento da reserva, consulte sua administradora para saber se você tem direito a este benefício.

Por fim, escolha a categoria de modelos de carro que melhor se encaixe em  sua viagem. É possível alugar desde mini carrinhos para duas pessoas até trailers ou motorhomes. Todos são carros bem conservados e  equipados, que seriam considerados carros de luxo no Brasil, mas que podem ser encontrados  a preços semelhantes aos praticados por aqui para carros populares. Aproveite e invista no seu sonho, qual outro lugar do mundo você pode usufruir de todo o conforto e potencial de um Porsche Panamera a 200km na pista?

Eu gosto muito do atendimento e da variedade de carro da Sixt, que possui a maior frota de BMWs do país. Caso o carro que você escolheu não estar disponível no dia, normalmente eles costumam oferecer um carro de categoria superior sem qualquer custo adicional. Além disso, se você for dirigir no inverno, a Sixt oferece pneus de inverno (obrigatórios em alguns trechos) sem custo adicional.

Mercedes a preço de gol?


Dirigindo no Inverno e na noite.


Por falar em inverno, eu tinha muitos receios em dirigir  nessa época do ano, mas para falar a verdade não senti muita diferença em dirigir lá em Dezembro ou em Maio. Na realidade, a chuva da primavera me atrapalhou mais do que a neve do Inverno. Mas é claro que tudo vai depender das condições meteorológicas de momento, mas o que que quero dizer é :não se desespere em ter que dirigir no inverno. Pode acontecer de você se deparar com uma nevasca? Sim, mas essa não é a regra. Eu, por exemplo, não vi neve em nenhum momento dentro da pista, somente nas margens das rodovias. Mas caso você se depare com uma situação dessas, mantenha a calma. Previna-se, alugue um carro já preparado com pneus de inverno e dirija com cautela se o tempo estiver ruim. Tenha em mente que as estradas principais são impecavelmente mantidas pelo governo alemão, assim como a qualidade e segurança dos carros são realmente bem diferente da situação que temos no Brasil.

Uma outra experiência que amedronta muitos motoristas é dirigir à noite em uma autobahn, mas sinceramente também não vi quase nenhuma diferença, apesar de particularmente não gostar de dirigir sem a luz do sol. O caminho à notie entre Speyer e Heidelberg foi tão tranquilo quanto a ida durante o dia, apesar da necessidade de entrar em diversos entroncamentos ao longo das rodovias. É nessas horas que agradecemos dirigir com um bom GPS, acessório muito mais que bem vindo ao alugar carro, diria até que essencial.

Por último, mas não menos importante, lembre-se que bebida e direção não combinam, mesmo na Alemanha. As leis são rigorosas e o consumo de álcool no trânsito tem tolerância quase zero. Seguindo essas dicas, dificilmente você terá algum problema em dirigir na Alemanha.


  • Dicas :
  • Se encontrar a palavra "Parkscheibe" utilize o cartão de estacionamento fornecido no momento da locação do veículo.
  • Procure descontos nos sites das grandes locadoras : Avis, Hertz e Sixt. Na Hertz paga-se em real sem IOF, na Sixt pneus de inverno são fornecidos sem custo adicional.
  • Na Alemanha não há cobrança de pedágio. Mas na Áustria compre o vignette em lojas de conveniência nos postos. Suiça e França tambem tem estradas com pedágio.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...