[BRASIL] Pomerode - A cidade mais alemã do Brasil

Pomerode




Quando se fala na comunidade Alemã no Brasil, é comum logo pensarmos em Blumenau, mas é em Pomerode que as raízes da cultura dos imigrantes alemães estão mais visíveis no Brasil. 

São centenas de construções de arquitetura típica alemã, conhecido como enxaimel, além de uma forte tradição gastronômica de cozinha germânica, onde se destacam o einsbein (joelho de porco), pato e marreco com chucrutes, sem dispensar obviamente uma gelada cerveja artesanal no melhor estilo de pureza alemão. Só se utilizam água, malte e lúpulo na fabricação, sem qualquer inserção de conservadores ou outros elementos para baratear a produção. As confeitarias são outro espetáculo a parte, tortas de maçã, como a strudel, fazem a alegria de milhares de viajantes todos os dias. 

Para completar o grau de influência germânica na cidade, saiba que o pomerano, um dialeto semelhante ao alemão, é a uma das línguas oficiais do município, ensinado nas escolas juntamente com o Português.










Onde Fica?




Pomerode é uma pequena e aprazível cidade de 28 mil habitantes localizada no interior de Santa Catarina, no mesmo vale do Itajaí-Açu de Blumenau, cidade a apenas 32km de distância e da qual foi emancipada em 1959. Tem bom acesso a Florianópolis, distante cerca de 180 km e de Balneário de Camboriu, que tambem possui um aeroporto de grande movimentação. Curitiba também fica próxima, a 200 km de distância.

O que fazer ?


A região é conhecida como Vale Europeu , pois possui muitas semelhanças tanto na paisagem quanto na cultura com o Velho Continente, dado principalmente o intenso fluxo de imigrantes que criaram raízes no século XIX, especialmente Alemães e Suícos.

A rota do enxaimel é o grande destaque para o viajante que quiser emergir na rica história da região.

FESTAS TÍPICAS

Em nossa visita, tivemos sorte de presenciar uma bela festa tradicional no parque de eventos da cidade, repleto de shows com música, danças e claro, comidas típicas, das quais se destacava o chamado Borrego no Arrego, que nada mais é do que carneiro no espeto. Uma delícia!!   


Borrego no Rolete
Os animais em exposição eram belíssimos e foi um show a parte. Acho que nunca havíamos visto um boi daquele tamanho. A decoração também lembrava a das festas de Outubro da Alemanha, repare nas flores e fitas típicas, um cenário perfeito para a dança e trajes completo dos locais.





GASTRONOMIA


Merece uma menção honrosa a fábrica da cervejaria Schornstein, uma das mais respeitadas cervejarias artesanais do Brasil, e dona de rótulos premiados como a Imperial Stout, uma cerveja preta, com teor alcóolico mais forte, sabor encorpado e mais adocicado. Faz sucesso também a tradicional Pilsen e a Weiss, uma cerveja de trigo, típica da Alemanha.



Uma visita a um dos muitos restaurantes de cozinha tradicional germânica também é indispensável. Inclusive, alguns são no estilo rodízio ideal para experimentar um pouco da extensa relação de pratos.



ROTA DO ENXAIMEL


É um roteiro turístico composto na maior parte de estradas vicinais com a maior concentração de construções do estilo enxaimel do Brasil, com mais de 100 casas tombadas, algumas abertas a visitação.

Começa dentro da zona urbana de Pomerode, onde é possível visitar vários casarões históricos para então adentrar a parte rural , repleta de fazendas, igrejas em estilo luterano com seus centenários cemitérios, imersos em um cenário de extrema beleza bucólica, na belíssima Serra Catarinense de fauna e flora exuberante.






É possível tanto contratar um guia local quanto fazer o passeio por conta própria. A condição da estrada, se não for época de chuva é normalmente boa, a maior parte de chão batido, mas sem buracos que possam causar alguma insegurança. A ajuda de um GPS também é sempre bem vinda.






ZOOLÓGICO


Para completar a festa, surpreendente para alguns, Pomerode possui um dos melhores zoológicos do Brasil. Sim, isso mesmo, tem tigres-siberianos impressionantemente lindos, leões, ursos , girafas, anfíbios, aves, vale muito a pena a visita para crianças de todas as idades, é diversão garantida.








  • Dicas :
    • As opções de hospedagem em Pomerode não são tantas quanto em Blumenau, portanto o preço é um pouco mais alto. Se estiver de carro, no entanto, pode ficar hospedado tranquilamente na cidade vizinha, o acesso entre as duas é excelente e tudo pode ser visitado em um dia.
    • A fábrica da Cervejaria Schornstein permite visitas, entre em contato com a empresa para tentar combinar um horário quando visitar a cidade.
    • Se gosta de chocolates, não deixe de dar uma passadinha na fabrica da Nugali, é um pouco caro, mas vale a pena o investimento.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...