[AVALIAÇÕES] Como é viajar na TAP e Portugalia do Nordeste a Portugal

TAP Portugal 



Uma das poucas opções de quem mora fora do eixo Rio-São Paulo e deseja viajar diretamente para a Europa sem necessidade de conexões nessas cidades são os vôos da TAP, a companhia aérea nacional portuguesa. Em Fortaleza, por exemplo, apesar da proximidade com o velho continente, as únicas opções de vôos diretos são a TAP com o vôo Fortaleza-Lisboa e, mais recentemente, a Condor, que passou a fazer a rota Fortaleza-Frankfurt.


As vantagens de um vôo direto são incontestáveis, elimina o stress de uma conexão, que na melhor das hipóteses, irá envolver uma boa fila pra novo embarque, quando não resulta em atrasos ou até mesmo perda de vôos caso os horários não estejam bem sincronizados. Melhor do que isso, a rota direta reduz em muito o tempo de viagem,  resultando em menor cansaço e possibilitando ao viajante uma recuperação mais rápida. Isso tudo significa que você poderá aproveitar mais sua viagem  é bom lembrar que tempo é seu recurso mais precioso.

Os vôos e a possibilidade de stop-over


Como nem tudo são flores, apesar de ser possível comprar passagem para muitas cidades européias pela TAP, você terá que fazer pelo menos mais uma conexão em Lisboa. É neste momento que vale a pena utilizar um recurso valioso para o viajante : o stop over.  Quem não sabe o que isso significa, é a possibilidade de interromper sua viagem por alguns dias em uma cidade onde você provavelmente teria que fazer alguma conexão, e depois de um ou mais dias continuar normalmente para o seu destino final. Desta forma, você pode fazer descansar por um tempo sem precisar fazer a conexão imediatamente ou até mesmo aproveitar deste recurso para incluir mais uma cidade no seu roteiro.

É importante saber, no entanto, que essas paradas só são usualmente permitidas nas cidades em que as companhias aéreas possuem seu(s) aeroporto(s) principal(is), chamados "hubs". A TAP, por exemplo, permite paradas na ida ou na volta da sua viagem em Lisboa ou no Porto, por até três dias. O custo varia de acordo com as cidades, mas normalmente sai por um valor bem razoável. 

Para exemplificar, no meu caso, comprei a passagem Fortaleza - Madri e volta Roma - Fortaleza e escolhi uma parada de três dias em Lisboa durante a ida. O custo da parada ficou cerca de uns 100 reais a mais no valor total da passagem. Bem mais barato do que se fosse comprar as passagens separadamente.

O processo de compra é simples e descomplicado, o único detalhe é que é exigido que se informe o passaporte de todos os passageiros no momento da compra. Como estava viajando com um bebê de colo e ele ainda não tinha passaporte no momento da compra, liguei para o call center e informaram que poderia colocar um numero ficticio e depois ligasse novamente para informar o número correto do passaporte. Fiz o recomendado e não tive nenhum problema com esse procedimento.

Fortaleza-Lisboa


Agora começa a experiência do vôo em si, logo no check-in fomos informados que havia acontecido um problema com o nosso vôo e embarcariamos em um vôo operado por uma companhia parceira. Dentro do horário previsto, entramos em um avião com aparência bem antiga e percebi que o uniforme da tripulação era da Atlantic Airlines. A configuração das poltronas era 2-5-2, mas o espaço entre as cadeiras era ridiculamente pequeno. Para quem tem 1,80m ou mais torna-se um tormento as cerca de sete horas e meia de vôo, ainda mais porque as laterais da poltrona não são vazadas, reduzindo ainda mais o espaço disponível para o viajante.

Apesar do desconforto inicial, a tripulação foi bastante amigável e o serviço de bordo atencioso, oferendo uma refeição e um café da manhã próximo a aterrisagem em Lisboa.

Lisboa - Madrid


Após o stop-over em Liboa, seguimos viagem a Madri, em um vôo operado pela Portugalia, uma empresa do grupo TAP. O vôo foi muito tranquilo , teve serviço de bordo, com sanduíches e bebidas e nenhum atraso. A aeronave era um embraer mas diferente da utilizada pela Azul, era bem pequena, mal era possível ficar em pé sem encostar a cabeça no teto. Apesar disso, a poltrona não era desconfortável. e não há muito do que reclamar se compararmos com o padrão tam-gol de viagem.

Roma-Fortaleza


A  volta de Roma a Fortaleza teve uma conexão em Lisboa, e  finalmente foi realizado em aviões da própria TAP. Mais uma vez, a tripulação foi muito cortês, mas desta vez as aeronaves era mais confortáveis. Como nos outros vôos, não houver atrasos e as comissárias de bordo foram bastante atenciosas com nosso bebê e deixaram usar uma fileira que estava vazia atrás do nosso assento. Destaque para a comida de bordo, opção de pato com purê ou nhoque com legume e uma extensa variedade de bebida, de vinho e cerveja sagres a chá quente.

Resumo


A experiência de voar com a TAP foi positiva. Apesar do pouco espaço interno, não ocorreram atrasos e o serviço de bordo e cordialidade  da tripulação foram condizentes com o esperado. Uma pena que seja tão difícil encontrar promoções para esta companhia aérea.

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...